Norte de Marrocos

Norte de Marrocos

O que fazer e o que ver no norte de Marrocos?

Desde a costa do Atlântico Norte e do Mediterrâneo às montanhas Rif, as praias tranquilas, os parques nacionais, as medinas animadas e lugares com muita história.

O norte de Marrocos oferece ao viajante uma arquitetura e gastronomia que se misturam com ecos da antiga influência espanhola e nossa cultura berbere: fortificações, cidades modernistas, mosaicos romanos …

A cidade de Tânger, localizada no extremo norte do país, é a principal porta de entrada, devido à atividade frenética de seu porto marítimo.

A partir desta cidade, você pode começar a se surpreender com o exótico e o irresistível contraste de variações que o Marrocos tem.

Há várias atrações turísticas que podem ser encontradas no norte de Marrocos entre elas a cidade boêmia e costeira de Asilah, ao encanto da cidade de Tetouan de ar mourisco e modernista, a vila Chefchaouen, com suas ruas e fachadas pintadas de azul, as ruínas romanas de Volubilis para os apaixonados pela história antiga e aos resort à beira-mar de Saidia, onde o viajante pode desfrutar de infinitas praias de areia fina e que nos últimos anos se tornou o destino de verão com mais de 300 dias de sol por ano.

Norte de Marrocos 1
Norte de Marrocos 2

TANGER

COLONIAL
Norte de Marrocos 3

Local de passagem entre Europa e África, esta cidade lendária está hoje em plena ascensão econômica. Tânger, no entanto, é um exemplo vivo de uma cidade moderna que soube preservar e manter sua identidade.

De certa forma, Tânger está revivendo seu passado como uma cidade de relações comerciais e diplomáticas, um refúgio para artistas e poetas que continua a manter a pegada cosmopolita dos grandes viajantes do século XIX.

A cidade dos dois mares que combina o azul do Atlântico e do Mediterrâneo sempre foi um refúgio para artistas e escritores.

A beleza do local e sua luz azulada tornou desta cidade em um refúgio de inspiração para gerações de grandes artistas . Suas ruas, hotéis e cafés viram Tennessee Williams, Eugéne Delacroix, Samuel Beckett, Jean Genet passar … seus palácios viveram as festas mundanas de Barbara Hutton ou Malcolm Forbes … sua luz inspirou Henri Matisse e seu mistério Paul Bowles .

A cidade de Tânger sempre soube fazer os gênios se apaixonarem.

As ruas estreitas em zigue-zague da medina de Tânger, as casas que a compõem suas pinturas e portas de arabesco, as tangerinas que moram nela e as lojas de artesanato que você encontra lá fazem valer a pena a visita nesta cidade do norte do Marrocos

Norte de Marrocos 2

ASILAH

BOHEMIA
Norte de Marrocos 3
Norte de Marrocos 6

“Existem lugares na Terra onde forças ou energias especiais fluem. Dizem que a aura desses lugares é diferente, como se as cores fossem mais brilhantes, os sentidos expandisse a nossa capacidade de perceber e assim podermos sentir nosso estado de espírito instalar a calma e a tranquilidade …assim é Asilah”

Asilah é uma cidade Litoral ao sul de Tânger, no norte de Marrocos. Calmo e sereno para alguns, majestoso e mágico para outros.

A cidade foi fundada pelos fenícios, mas também viu a passagem de cartagineses, árabes, portugueses, espanhóis …

Durante o domínio português ,no seculo XV, esta cidade tornou-se um centro comercial na rota do ouro do Saara.

Além disso, Asilah preserva alguns edifícios desde a época do protetorado  e do mausoléu de Sidi Ahmed El Mansur, um saadí que reconquistou a cidade após a Batalha dos Três Reis.

A Medina tem 3 portas:

Bab El Kasbah (Porta da Alcazaba)

Bab El Bhar (Porta do mar)

Bab El Homar (Porta da Terra)

O porto de pesca, onde se localiza os bares, restaurantes e barracas de Asilah, é famoso por suas pescarias de atum e frutos do mar, obtidas não muito longe da costa, cujos métodos tradicionais de pesca ainda são muito antigos.

De manhã ou ao pôr do sol, o local de encontro da juventude de Asilah é o Karakia, uma grande muralha portuguesa  que funciona como um miradouro onde é possível observar a imensidão do Oceano Atlântico e apreciar o contraste do mar cristalino com a força do sol.

Norte de Marrocos 7
Norte de Marrocos 2

SAIDIA

DESTINO PRAIANO
Norte de Marrocos 3

Saidia tem as maiores praias do país e um dos complexos turísticos mais importantes do norte da África.

Esta cidade quase na fronteira com a Argélia se tornou nos últimos anos um local de férias muito procurado.

As principais atrações da cidade são seus mais de 14 km de praias de areia branca, medina, kasbah, corniche, a marina e o resort Mediterranea- Saidia, com 3 campos de golfe, hotéis de luxo, um shopping center e uma Medina moderna com muitas lojas, restaurantes e cafés.

Norte de Marrocos 2

TETUÃO

CONHECIDA COMO LA PALOMA BLANCA
Norte de Marrocos 3
Norte de Marrocos 12

Localizado perto do Mar Mediterrâneo de Tânger e da cidade espanhola de Ceuta, Tetouan é a porta de entrada para a imponente cordilheira Rif.

A cidade se estende ao longo da encosta do Monte Dersa e desce até o vale fértil do rio Martil. À distância, destaca-se no fundo das montanhas do Rif, com o seu branco, as torres, os terraços e os bastiões das muralhas construídas no século XVII pelo sultão Mulay Ismail. A medina é um labirinto de ruas sinuosas, praças animadas e mesquitas .

O Kasbah  de Tetuão foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que manteve suas essências medievais até a chegada de O’Donnell, que modernizou e modificou alguns de seus bairros.

A ampliação da nova parte da cidade que os espanhóis construíram durante o

protetorado foi desenhado em uma grade com uma arquitetura esplêndida sem influências do art déco, tão na moda na época.

Tetuão fascina com sua beleza e o encanto desta cidade é respirado pela agitação de suas ruas, cafés, mercados e mercados tão diferentes dos gostos ocidentais.

Tetuão é uma cidade para caminhar, tomar um chá com calma e silêncio, enquanto observa a maré humana e ouve a agitação dos tetuanos que dão um passeio especialmente ao pôr do sol, um hábito adquirido nos tempos do protetorado e ainda continua praticando desde a época do protetorado.

Norte de Marrocos 13
Norte de Marrocos 2

CHEFCHAOUEN

A CIDADE AZUL
Norte de Marrocos 3

Chefchaouen é uma cidadezinha encantadora, com cerca de 40.000  habitantes. Localizada a cerca de 100 km de Ceuta, nas encostas das montanhas Tisouka (2050m) e Megou (1616 m) da Cordilheira Rif, Chefchaouen  se elevam acima da vila como dois chifres.O nome da cidade Chefchaouen in berebér significa: “olhe para os chifres”

A cerca de 660m de altitude e com muito pouco tráfego de carros, você pode respirar um ar puro e fresco que o convida a ficar e descobrir a beleza do lugar e seus arredores.

Sua Medina é calma e pequena. Ao entrar por algumas de suas 5 portas ,se deixar levar pelos sentidos e você ficará inundado por tantas novas sensações, como o cheiro de pão fresco do forno a lenha ou o Tajin pronto para comer.

A grande variedade de cores dos diferentes produtos das lojas e dos bazares contrasta com o deslumbrante branco azulado das fachadas das casas. A mistura de vozes e sons desconhecidos irá guiar você pelos becos serpentinos até chegar inevitavelmente ao ponto de encontro e descanso, na Praça Uta el-Hammam.

Norte de Marrocos 2

VOLUBILIS

CIDADE ROMANA VELHA
Norte de Marrocos 3
Norte de Marrocos 18

Volúbilis é uma antiga cidade romana onde se encontram os restos arqueológicos mais bem preservados e visitados do Marrocos.

Embora seja melhor andar descobrindo as ruínas, há alguns pontos que não podemos perder:

Fórum, Basílica e Templo de Júpiter, os Banhos, o Arco de Caracala, construído em mármore no ano 217, e os Mosaicos, sem dúvida os mais famosos de Volúbilis.